CANDIDATOS RECLAMAM DA QUALIDADE DAS PROVAS DO CONCURSO MUNICIPAL

Após três horas de provas no último domingo (06), candidatos reclamaram da qualidade das questões, que segundo muitos havia perguntas mal elaboradas e de pouca compreensão.
Além de questões mal feitas, também foram registrados vários boletins de ocorrência, principalmente pela falta de provas e gabaritos em muitas salas onde ocorria o exame.
Na escola Unidade Integrada Governador Archer, na rua da Bandeira,  por exemplo, na sala 1 nenhum candidato fez o exame, devido um tumulto gerado pela ausência de prova e de pelo menos 8 gabaritos. Como todos os gabaritos eram devidamente identificados com o nome do candidato, no caso em que faltavam gabaritos os coordenadores substituíam por um sem qualquer identificação e orientavam os candidatos a escreverem seus nomes no cartão. As suspeitas dos demais candidatos eram exatamente aí: Por que tantos gabaritos sem identificação? A empresa não teve tempo suficiente para uma impressão correta dos cartões-resposta? Essas e outras questões precisam ser bem esclarecidas para que não pairem dúvidas quanto a lisura de todo o concurso municipal.
Os candidatos do Colégio Governador Archer, em depoimentos à Delegacia de Polícia de Buriti (DEPOL), ainda queixaram-se da forma grosseira como foram tratados por um funcionário da Empresa SOMAR quando exigiam esclarecimentos sobre a lambança dos gabaritos.
Entre os B.O. que o Correio teve acesso,  uma candidata que fazia prova no Complexo Educacional Professora Carmem Costa, registrou que seu nome estava listado numa sala que não correspondia ao cargo que disputa e, então, foi enviada para outra sala em que não constava seu nome para realizar sua prova.
Naturalmente, que tais fatos por si só não representam qualquer indício de desvio ético por parte da empresa realizadora do concurso e este Correio compreende que falhas podem ocorrer em qualquer concurso ou seletivo. Mas o que chama atenção nesse caso é o excesso de falhas que podem decorrer, do ponto de vista deste redator-chefe, da pouca experiência da empresa Somar e de sua baixa infraestrutura e logística, insuficientes para realização de um processo que exigi muito cuidado e transparência.
Fazendo uma busca no próprio site da empresa é possível perceber que ela realizou até, então, apenas dois concursos: um no município de Turilândia – MA, inclusive lá o Ministério público, segundo matéria veiculada pelo Jornal Pequeno (clique aqui para ler), na época, teve de acompanhar bem de perto por que havia a suspeita de que pessoas ligadas ao prefeito de lá estariam com listas prontas de apaniguados e tentavam forçar a empresa Somar a inclui-los na relação de aprovados; e o outro concurso foi em Boa Vista do Gurupi – MA. Além também de um processo seletivo no município de Mata Roma.
Abaixo veja depoimentos de candidatos:

Comentários

  1. COMPANHEIRO ESTA EMPRESA É A CARA DA GESTÃO...
    VEJA SÓ A ESTRUTURA DESTA EMPRESA UM LIXO TOTAL!

    ResponderExcluir
  2. o ministério público não só deveria anular o concurso como também impedir que uma empresa desse "NIPE" fizesse qualquer concurso público no maranhão.

    ResponderExcluir
  3. COMO PROCEDER EM CASO DE FRAUDE!!!!Considerando a ordem de etapas de um concurso público, listamos alguns problemas que podem acontecer e providências possíveis. Mas lembramos que o advogado especializado é o profissional qualificado para oferecer orientação precisa para casos concretos. Há associações de concurso público que disponibilizam orientação gratuita aos candidatos.

    - Exigências descabidas no edital e/ou regras não fundamentadas em lei: fazer uma representação ao Ministério Público;

    - Irregularidades durante a prova, como problemas com os cadernos de questão ou alguém “colando”: chamar o fiscal de sala e comunicar o fato, que deverá ser registrado; se o problema não for solucionado e prejudicar o andamento da prova, cabe denunciar ao MP;

    - Falta de fiscalização durante a prova: informar ao MP, que vai providenciar a apuração; alguns candidatos preferem também registrar a ocorrência na polícia, como fizeram os candidatos ao concurso do Senado;

    - Suspeita de fraude: vazamento de questões, problemas com cartões-respostas, compra de gabaritos: comunicar ao Ministério Público;

    - Dificuldades na posse (1): problemas individualizados, tais como rejeição de documentos ou problemas nos exames pré-admissionais: acionar a justiça por meio por meio de advogado ou defensor público (normalmente, mandado de segurança);

    - Dificuldades na posse (2): não convocação de todos os aprovados dentro do prazo de validade do concurso ou existência de terceirizados ocupando cargo de aprovados (mesmo em cadastro de reserva): Ministério Público.

    Acompanhar convocações
    O candidato deve acompanhar todas as notícias referentes ao seu concurso, no site da instituição organizadora (normalmente informa até a classificação final e homologação) e na página do órgão ou entidade para onde são as vagas. É importante ficar atento às convocações dos aprovados e manter contato com a área de recursos humanos para saber previsão de novas nomeações ou contratações.

    Durante o prazo de validade do concurso, que pode ser de até 2 anos, prorrogável por mais 2, o aprovado deve manter os contatos atualizados (endereço, telefones e email) junto ao órgão ou instituição para onde foi o concurso.

    Prazos
    Em caso de ofensa do direito do candidato à vaga, pode ser impetrado mandado de segurança 120 dias antes de o prazo de validade do concurso expirar (preventivo) ou até 120 dias após a validade. Depois disso, e até 5 anos contados do fim do prazo de validade, cabe ação ordinária (veja mais sobre prazos).

    Mas, enquanto aguarda o desenrolar dos acontecimentos, que pode levar de dias (a nova prova para o Senado já foi marcada) a anos (como foi o caso do concurso para a Polícia Rodoviária Federal), o que o candidato deve fazer?

    Estudar sempre
    O melhor remédio para quem pretende se tornar servidor público é estudar! Se a prova for anulada, se o concurso for suspenso, se demorarem a chamar os aprovados, a providência adequada é sempre retomar os estudos. O projeto concurso público compreende diversas etapas e, em alguns casos, podem acontecer revezes. É preciso manter o equilíbrio e seguir adiante. Lamentar o problema não vai mudar a situação e o melhor a fazer é aproveitar o tempo a seu favor e qualificar a preparação.

    Se for necessário refazer a prova, como alguns candidatos ao Senado, vale preparar novo planejamento de horários/matérias e retomar os estudos de imediato. Quando o problema com o concurso for de solução mais demorada, talvez seja mais produtivo voltar o foco para outros concursos da mesma área ou para o estudo das matérias básicas enquanto não houver outro edital interessante.
    FONTE:http://www.renatosaraiva.com.br/noticias/2884/COMO+PROCEDER+AO+IDENTIFICAR+PROBLEMAS+NO+CONCURSO+OU+SUSPEITA+DE+FRAUDE.html

    ResponderExcluir
  4. Uma dica exija da empresaa que fez o concruso que não pode destruir a prova e gabarito depois do resultado como forma de segurar seus quatioanamasntos

    ResponderExcluir
  5. Não basta só boletim de ocorrência tem que ir ao Ministério Público

    ResponderExcluir
  6. ESTE CONCURSO TEM QUE SER ANULADO UMA PROVA MAL ELABORADO NA ESPECIFICA DE ODONTOLOGIA ALEM DE FUGIR DO CONTEUDO PROGAMATICO COLOCARAM QUESTOES QUE NAO TEM NADA A VER COM ODONTOLOGIA COMO POR EXEMPLO A QUESTÃO 23 O ENUNCIADO O DESENVOLVIMENTO DA GLANDULA MAMARIA DA MULHER NA PUBERDADE OCORRE POR, NAO TEM NADA A VER TEM QUE SER NULA,DENTRE OUTRAS ERROS GROSSEIROS NAS QUESTOES DE 21, 31,35,36 A QUESTAO 37 E 38 SAO IGUAIS E POR AI VAI.NOS AJUDE REDATOR CHEFE TEMOS QUE PROCURAR UM ADVOGADO PARA REVERTER ESTA SITUAÇAO E AINDA DAO UM GABARITO COM RESPOSTA ERRADA NO CASO DA QUESTAO 35 .

    ResponderExcluir
  7. o prefeito estar escondido la no povoado sao felix o seu comparsa girlam cabral freire sabe onde fica a casa e so a policia procurar o fugitivo e o girlam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido é só ír lá na residência(Cajueiro)dele que você acha ele...







      Obrigada...

      Excluir
    2. O ATEU TU É ATÔA ANIMAL DEPOIS TU SOFRE AS CONSEQUENCIAS E NÃO SABE O PQ, SE TU TA VIVO HOJE É GRAÇAS A MEU DEUS,SE TU TENS UM POUCO DE NOÇÃO DA VIDA TU NÃO DIRIA ISSO PQ SE TEM UM PLANETA LINDO E PERFEITO QUE NÓIS VEVEMOS GRAÇAS AO NOSSO DEUS,OU TU ACREDITA NA TESE DO BIG BEM? SE TU TENS VIDA É PQ DEUS TE PROJETOU OU SERA Q TU VEIO DO MACACO?CUIDADO COM AS PALAVRAS QUE TU FALAS PQ TU DIANTE DO NOSSO TODO PODEROSO DEUS TU NÃO É NADA, MAS MESMO ASSIM ELE TE AMA COM TODA ATUA INGUINORANÇA.E A BLASFEMIA É UM PECADO QUE NÃO TEM PERDÃO E SE TU FALA DOS EVANGELICOS É PQ TU SABE QUE TEM UM DEUS E DEVEMOS OBEDIENCIA A ELE PQ PRA NÓIS ELE É O AUTOR E CRIADOR DA VIDA ATÉ MESMO DE TI QUE É UM SEM NOÇÃO.

      Excluir
    3. Caro Anônimo ,
      Sou tão animal , quanto você e os seres vivos do planeta , e antes que eu termine a mensagem , faço um desafio ao teu deus a todos do planeta . Se existir deus , que eu não consiga concluir a mensagem . Eu estou vivo é porque os que não acreditam em milagres , inventou a medicina e o remédio para hepatite , pois sem eles eu não estaria aqui . A minha vida , eu agradeço a meu pai e minha mãe , que depois de uma transa , o esperma dele e o óvulo de minha mãe se juntaram , provocando uma fecundação que deu origem à um ser lindo e maravilhoso (eu). Acredito sim , que somos a evolução do macaco . Ademais , essa historia de adão e eva é só para alienados que se quer ler a bíblia , pois se lesem veriam que eu estou certo . Ou além do meu caro Anônimo , alguém mais acredita em cobra e jumenta falante ? Quantos homosexuais você já matou ? Prostituta ? jovem que não respeita os pais ? E os que trabalham aos sábados ? Aposto que você é a favor do incesto , não é ? Você deve ter aplaudido o prefeito quando ele participou de um culto em sua igreja , o mesmo que atropelou a sua esposa e bateu em sua ex-amante . Até entendo a sua posição , pois está na bíblia que a mulher foi feita da costela de adão , por isso , ela tem que ser submissa . Vocês nos condenam à morte . Mas usam e abusam dos feitos daqueles que não se contentaram com o que está escrito na bíblia , os chamados evolucionistas . Essa ferramenta , da qual nos comunicamos foi criada por um ateu , e você ao usá-la está sendo hipócrita . suponho que você esteja se comunicando dentro de uma caverna iluminada por uma fogueira e tendo os seus alimentos conservados à base de sal , e vestido de couro de animal . Lembre-se que , quem agrediu aquelas mulheres não foi só o prefeito . Mas sim , cada um que o defendeu . Caso tenha recebido essa mensagem é porque eu ainda estou vivo . Ou seja , o seu deus e o da grande maioria não é nada . Um abraço , e vá ler a bíblia .

      Excluir
    4. Ei ateu não quero responder seu comentário até porque só o tempo lhe responderá. Mas fiquei curiosa e quero lhe fazer uma pergunta: qual é a sua profissão?

      Excluir
  8. Eu fui uma das prejudicadas na minha sala faltou provas e a turma toda foi frejudicada disseramq iam informar no site da empresa quando agente ia fazer e até agora nada, isso é um desrespeito.

    ResponderExcluir
  9. Uma palhaçadaaa essa SOMAR.. sinceramentee!

    ResponderExcluir
  10. Olha nao fui prejudicado, mais em nome dos que foram venho aqui pelos os direitos de todos dizer que foi uma falta de respeito com os candidatos, pois essa sacanagem alguma coisa tem que ser feita, fui bem na minha, mais muitos estao sendo prejudicados pela falta de etica tanto da impresa quanto dos que a contrataram! As provas eram um absurdo, erros ortograficos, questoes faltando... Até nisso a nossa cidade sofre. Até quando isso? Nao merecemos isso. Eles ficam rico e nós em situaçoes precarias e nossa cidade acabada.

    ResponderExcluir
  11. caros amigos, eu fiz a prova para digitador no domingo passado, essa prova tava
    uma negação, só em português tinha 9 questões erradas. a fiscalização uma porcaria, na minha
    sala teve até troca de provas e muita conversa entre os candidados.
    No final da prova o fical tava era sentado ao lado de um cadidado batendo um bom papo. sendo que o candidato ainda tava com a prova dele em mãos, pode um negocio desse?

    ResponderExcluir
  12. PREFIRO QUE ESSE CONCURSO SEJA CANCELADO. PORQUE CASO CONTRÁRIO, ACONTECERÁ NOVAMENTE O QUE NA EPOCA QUE ZÉ VILLAR ERA PREFEITO, ACONTECEU.
    "PROFESSORES" CONCURSADOS ANALFABETOS MATANDO NOSSOS FILHOS
    "VIGIAS" ESTRUPADORES E ALICIADORES DE CRIANÇA"
    "AOSDS" QUE NÃO SABEM ESCREVER SEU NOMES"
    "AUXILIAR DE ENFERMAGEM" QUE NÃO SABE FAZER UM CURRATIVO
    "MÉDICO" AÇOGUEIRO
    ENTRE OUTROS PROFISSIONAIS QUE DEVERIAM ESTAR VENDENDO SUQUINHO AO INVÉS DE ESTAREM OCUPANDO CARGOS PUBLICOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO PRECISA ESPEAR O CONCURSO PARA CHEGAR A ESTE PERFIL RELATADO POR VOCÊ ANÔNIMO. AQUI TEMOS EXATAMENTE O QUE VOCÊ DISSE:
      - "PROFESSORES" CONCURSADOS ANALFABETOS
      - "VIGIAS" ESTRUPADORES E ALICIADORES DE CRIANÇA"
      - "AOSDS" EXERCENDO FUNÇÃO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM
      - "AUXILIAR DE ENFERMAGEM" QUE NÃO SABE FAZER UM CURRATIVO VACINA NOSSAS CRIANÇAS SEM
      "MÉDICO" AÇOGUEIRO
      ENFERMEIRO CADASTRADO COM 40 HORAS E NÃO TRABALHA NEM 20 HORAS E GANHANDO DINHEIRO SEM TRABALHAR.
      DENTISTA SEM HIGIENE PROFISSIONAL. TENHO NOJO ATÉ HOJE, ELE ABRIU MINHA BOCA SEM USAR LUVAS NO CORREDOR DO POSTO DE SAÚDE;
      E NÃO PRECISO NEM COMENTAR SOBRE O TRABALHO DE UM GRUPO DE PROFISSIONAIS COMPOSTA POR: PSICOLOGA, ASSISTENTE SOCIAL, NUTRICIONISTA, FISIOTERAPEUTA QUE ESTÃO SÓ ENFEITANDO O MUNICIPIO. TRABALHO QUE É BOM, NADA.

      OBRIGADA SEU PREFEITO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE NOS DEU.

      Excluir
    2. Você precisa também falar sobre o quadro de "funcionários da SEMED".
      Funcionários sem nenhuma vocação para oculpar cargos publicos. O atendimento daquele pessoal é PESSIMO, IRRESPONSAVEL.
      Sempre quando vou lá, me sinto mal vê aqueles funcionários conversando uns com os outros o tempo todo ao invés de atender o público melhor. Isso falo com experiência que fui mal recebida por algums a começar com a chamada "coordenadora"(não sei o nome dela mais é mulher do subrinho do prefeito que trabalha também lá). Pessoas que deveriam vender suquinho como você falou ANONIMO.

      Excluir
    3. Cara Meire , isso se chama ignorância ... de todos . Todos nós sabemos que a grande maioria dos professores , se quer tem a profissão como algo que desejaria ter ou ser . Estão somente de olho no contracheque . Amor pela profissão que é mais importante ...nada ! Por algumas vezes , tive a oportunidade de analisar algumas mensagens postadas por alguns professores , e lamentavelmente estavam cheias de erros grosseiros , vícios e outros mais . Valorizar a profissão é mais do que se organizar criando sindicatos . Concordo que se organizem , isso é importante .Mas é também buscar melhorar os seus conhecimentos . Só teremos bons alunos quando tivermos bons professores . A forma de contratação dos profissionais da saúde em cidades pequenas como Buriti , seguem os padrões do clientelismo , dos conchavos , das amizades , mas o mais importante , que é o profissionalismo , a competência e a ética que se ferrem ! O que importa é agradar à todos , em primeiro lugar os amigos do prefeito . Costumo dizer para todos que , em Buriti , todos quando morrem , morrem felizes , pois temos psicólogos para atender os enfermos , porém falta pediatra , clinico geral ortopedista e enfermeiros de verdade . Nem ambulância tem , pois outro dia alguém morreu à caminho de socorro médico , dentro de um carro particular . Fazer o quê? Se o povo goste é disso . Buriti sempre foi assim . E não seria com o Nené mourão que isso mudaria . Religião e política , são uma arma potentíssima quando o povo é ignorante .

      Excluir
    4. QUE VERGONHA, EM ORGÃOS PÚBLICO TAIS COMO: SECRETÁRIA DE SAÚDE, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SEREM ALVOS DE CRÍTICAS. A POPULAÇÃO INTEIRA DO BURITI CONHECE O MAL ATENDIMENTO DELES.

      Excluir
  13. Existem na sociedade uma classe de pessoas a quem eu sempre chamei de crentes . Estas são pessoas que optaram por aceitar certa religião , filosofia , teoria ideia ou noção , e se agarram a esta ideia independente de qualquer evidência que possa fazer qualquer outra pessoa duvidar . Essas são pessoas que apoiam fanáticos e as fraudes de qualquer época . Nenhuma quantidade de evidência , não importa quão forte , lhe trará qualquer esclarecimento . Elas são ovelhas que imploram para ser tosquiadas e abatidas e que lutaram fezosmente pelo seu direito de serem vitimadas . The Amazing Randi

    ResponderExcluir
  14. XIIII,AGORA ESTÃO DEBATENDO RELIGIÃO?
    SE NEN OS CIÊNTISTAS, FILÓSOFOS,ESTUDIOSOS CATÓLICOS E PROTESTANTE CHEGARAM A UM DENOMINADOR COMUM VOCÊS LEIGOS VÃO CHEGAR?

    ResponderExcluir
  15. Liberte o seu pensamento e se permita questionar . Liberte-se do medo e se permita ousar . Liberte-se da culpa e se permita ser feliz . "Liberte-se da religião e seja o dono da sua própria vida . Caro Aliandro , desculpe por abusar do espaço . Obrigado por permitir que essa mensagem seja divulgada . Buriti precisa de mais pessoas como você , e não de religiosos que acham que para mudar o mundo basta só rezar e orar , enquanto os seus vizinhos ,amigos , parentes e outros mais , morrem à caminho dos grandes centros a procura de médicos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô ATEU TU DIZ Q É UMA PESSOA BEM SUCEDIDA NA VIDA NÃO É? POIS TU DEVE TER VENDIDO A TUA ALMA PRO DIABO, PQ SÓ UMA PESSOA SEM NOÇÃO COMO TU FALA DE DEUS DESSA MANEIRA Q TU FALA, POIS TU PODE TER UMA CERTEZA QUE TU VAI IMPLORAR PELO PERDÃO DE DEUS POR CAUSAS DAS BABOZEIRAS Q TU DIZ, MAIS DEUS É TÃO BOM Q ELE TE AMA E VAI TE PERDOAR, MAS TU VAI SOFRER AS CONSEQUENCIAS DOS TEUS ATOS IMPESAVEIS QUE TU COMETEU, FALANDO DE DEUS TODO PODEROSO QUE DEU O SEU UNICO FILHO PARA MORRER POR NÓIS( ISSO INCLUI VOCE), E TU AINDA É MAL AGRADECIDO FILHO DO CÃO, TE ARREPENDE ENQUANTO É TEMPO, CASO CONTRARIO TU VAI SER EMPRESÁRIO É LA NO INFERNO JUNTO COM O SATANÁS QUANDO TU MORRER.

      Excluir
  16. ESSE BLOGGER FOI CRIADO PRINCIPALMENTE PARA CRITICAS GOVERNAMENTAIS, ETC. MAIS UM "ATEU" DECLARADO E REVOLTADO COM A VIDA, ESTÁ DISCUTINDO E TENTANDO ARGUMENTAR O QUE NÃO TEM ARGUMENTO A SUA FALTA DE FÉ.
    SECO, IGNORANTE, ATOA, SEM CONHECIMENTO ALGUM (SE TIVESSE JÁ TERIA MUDADO SEU PENSAMENTO).
    CONSELHO: ESTUDE MAIS.... MAIS.... E MUITO MAIS.... OU VOCÊ MUDA DE IDEIA OU FICA MAIS DOIDO QUE É.
    UM ABRAÇO "ATOA" E TOMA JUÍZO.
    FALA MENOS E PENSA MAIS, TÁ!

    ResponderExcluir
  17. gostei de você, do que vc falou a respeito desse "anonimo ateu"
    verdadeiramente não tá com nada!
    é mais um daqueles revoldados com a vida, e acaba colocando suas frutações em DEUS.

    ResponderExcluir
  18. Porque que este babaca anda falando dos professores do seu próprio município,será que ele esta com inveja dos abonos que só nos estamos recebendo.Vá se ocupar com alguma coisa, porque isso são pessoas que não tem o que fazer.Você lembra quem ensinou o ABC para vc?Pois, faça um exame de consciência e peça desculpa para os profissionais que irão ensinar seus filhos no futuro.

    ResponderExcluir
  19. fiquei muito decepcionada. me entregaram uma prova com 36 questao chamei o fiscal ele me disse que era normal.depois que entreguei o gabarito que sair vi meus colegas com as provas de quarenta questao fui ate o coordenador para reclamar ele tomou minha prova nao me devolveu mais.me deu outra prova tentando tapar o ceu com a peneira.pois ja era tarde so faltava 3 minutospara o final da prova.

    ResponderExcluir
  20. vcs estão perdendo o tempo ...isso não vai adiantar nada...no dia d eleição o que vai valer mesmo é o que botar mais dinheiro... um leilão...quem da mais quem da mais !!???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.